terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Banho de lama e cultura

De Lisboa até aqui foi um longo caminho. Pegamos um trem noturno até Madrid, perfazendo cerca de 9 horas de viagem. No entanto as vantagens eram muitas: economizei uma noite de albergue, tive uma cama caprichada onde pude descansar, os atendentes eram muito simpáticos e atenciosos. A viagem de trem foi perfeita. Ainda por cima fiz a primeira refeiçao decente desde que cheguei aqui: risoto de pato, paozinho quentinho com manteiga, uma deliciosa cerveja portuguesa e iogurte de sobremesa. Tudo por míseros 8,50 E.

Ontem vistei o Centro de Arte de Reína Sofía, onde pude apreciar, dentre outros, quadros de Miró, Picasso, Kandinsky, Monet, e, meu favorito, Salvador Dalí. Incrível ver quadros tao famosos de perto, apreciar cada traço e o contraste das cores. A grande atraçao era "Guernica", de Picasso, que retrata o ataque alemao à cidade de mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola. O tamanho da obra parece querer fazer jus à grandiosidade do evento que a inspirou. Emocinante.

Depois, passamos o fim de tarde e início de noite no Parque del Buen Retiro, com um ambiente familiar e propício a uma vida saudável. O parque contém o belo Palácio de Cristal e uma estátua chamada "El ángel caído", a primeira dedicada a Lúcifer. Vale a pena conferir.

À noite foi hora de conhecermos um pouco da noite de Madrid, através de um pequeno tour por três boates, a última com direito a salsa e tudo. A galera aqui sabe mesmo se divertir na noite.

Hoje acabamos acordando tarde e, pela primeira vez, eu e Isa tomamos rumos diferentes. Continuei minha turnê pelos Museus, conhecendo o Museo del Prado e o Museo Thyssen- Bornemisza. Apesar de cansativo, foi muito bom ficar cercado de arte o dia todo, principalmente no Museo del Prado, em que havia muitas pinturas que retratam passagens bíblicas, um verdadeiro evangelho através de quadros.

Assisti o por do Sol em Frente ao Palacio Real, no qual nao pude entrar por já ter terminado o horário de visita. Mas a praça em frente proporcionou uma bela visao do Sol adormecendo preguiçoso sobre Madrid, com direito a um violinista de rua tocando o tema de "Perfume de Mulher". Belo jeito de terminar o dia, já que a edificaçao por si só é espetáculo à parte. No caminho para lá, passei pela Plaza Mayor, lotada de barraquinhas, crianças, artistas de rua e muita festa.

Passei rápido no hostel onde encontrei minha fiel companheira de aventuras e decidimos terminar nossa estadia em Madrid explorando a música e a dança local. Em um restaurante aqui perto, que convidava todos a entrarem com seus azulejos ornamentados, assistimos a um belo show de flamenco acompanhados por uma cerveja de cortesia. Muito mais gostosa assim.

Madrid foi desgastante, apesar de ter proporcionado um banho de cultura. A cidade é muito agitada, tanto de dia quanto à noite, boa pra quem está atrás de um lugar que combine festa e erudiçao. Nosso receio agora é de nao conseguirmos acordar a tempo de pegar o trem às 7:30 da manha para Barcelona.