quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"I gotta find peace of mind"

Paris é uma cidade cativante, sem duvidas. Tudo o que dizem é verdade. Alias, é até pouco. No ultimo dia ali, passamos pela simbolica Praça da Bastilha, pela simétrica Place des Vosges e pelas sinistras catacumbas, esta proporcionando um tipo de passeio que nao é pra qualquer um.

Em Paris convivem a moda, a historia, a ostentaçao, a cultura, a luxuria. O tempo passado na Cidade Luz foi muito agitado, sempre pegando muito metro, correndo de um lado pro outro. Muitas coisas para ver, outras tantas para sentir. Confesso que ja estava me sentindo um pouco sufocado e Edgar, meu alter-ego de 60 anos, ja estava pedindo um break.

Foi ai que tomamos nosso rumo na direçao de Marseille, localizada no litoral sul da França, parte da regiao chamada de Provence. Uma viagem bem tranquila de TGV, Train de Grande Vitesse, cerca de 3 horas. Marseille era exatamente o que eu estava precisando: sol e cheiro de maresia. Edgar ficou particularmente satisfeito ontem a noite, quando lhe proporcionei uma volta cedo ao hostel para uma conversa bacana com pessoas das mais diversas, tudo regado a muito vinho, pistache e castanha de caju.

Marseille é sem duvida uma cidade para ser apreciada em uma época mais quente do ano, mas também proporciona aconchego e passeios interessantes no inverno. Ontem fomos logo visitar Notre Dame de la Garde, catedral localizada num ponto alto da cidade e que propociona uma vista maravilhosa da cidade banhada pelo Mediterraneo.

Levados pelo forte e frio vento, caminhamos pelo bairro antigo, passando por sobradinhos precarios, que exibiam roupas penduradas para o lado de fora das janelas, constratando com imponentes predios, como a Vieille Charité, construida para abrigar sem-tetos e refugiados, e a Cathédrale de la Major.

Hoje fizemos mais uma tentativa frustada de ir até o Chateau D' If, inacessivel devido ao mar agitado. Confesso que meu desapontamento foi grande e vi meu sentimento expresso na face decepcionada de um pequeno italiano que acabara de receber a noticia. Para chegar o mais proximo que podia da prisao mencionada no classico de Alexandre Dumas, o jeito foi pegar um passeio até o arquipelago de Frioul, passando em frente ao cativeiro de Edmond Dantes.

Nas ilhas, apesar do vento, o contato com o Sol e o mar azul renovaram meu animo depois da agitaçao de Paris. Embalado por Lauryn Hill, percorri diversos caminhos que levavam a lugar algum, simplesmente absorto em pensamentos. Ali, vendo Deus se revelar atraves do que criou, senti Seu amor me envolver e trazer renovo enquanto escutava a rapper derramando lagrimas ao cantar "what a mercifull, wonderfull Lord..." (http://www.youtube.com/watch?v=brWmS8As9Wk). Lembrei do amor e da misericordia de Deus e como isso faz diferença na minha vida. Pedi a Ele que me de novamente a chance de recomeçar e de viver de forma sincera e amorosa.

A noite, chegamos em Nice, que esta para ser descoberta amanha. O cansaço é grande, os dias sao ocupados e as noites insuficientes para renovar as energias. Mas ai me lembro: "O nosso ir faz o caminho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário