domingo, 1 de janeiro de 2012

Voulez-vous...

Paris tem sido bastante diferente dos outros lugares que visitamos. Nada que ja nao pudessemos prever.

Assim que chegamos na Cidade Luz percebemos que aqui a banda toca num ritmo bem diferente. O clima e de cidade grande; as linhas de metro, apesar de eficientes, sao muito confusas. Fomos recebidos com um ceu nublado, o que permanece ate hoje.

No dia 30, apos chegarmos ao hostel, fomos a Catedral de Notre Dame, um dos pontos mais visitados de Paris, ao lado de Sacre Coeur. Ali foi impossivel nao lembrar do Corcunda erguendo a cigana Esmeralda no alto da construcao e gritando "Santuario!!!". Lembrancas de uma infancia marcada por Mickey Mouse e sua turma.

Depois, debaixo de uma fina garoa, fomos ate o Musee D'Orsay. Os destaque sao os quadros de Van Gogh e Monet, alem de algumas obras de Toulouse-Lautrec, artista que viveu no comeco do seculo passado no boemio bairro de Montmartre e que retratava bem a rotina de cabares como o Moulin Rouge. Toulouse conseguiu nos mostrar a beleza mascarada das cortesas, que parecem que, quanto mais adornadas, mais procuravam esconder o cansaco e a decepcao com a vida que levavam. De Toulouse, no entanto, nao conseguiam esconder a contradicao entre o deleite de seus corpos e o peso de seus olhos.

Durante a noite, encontramos amigos muito queridos e acabamos nos deixando levar pela gostosa e saudosa conversa, mostrando a Paris que, ainda que ela seja Paris, tem coisas que nao se pode substituir.

No ultimo dia do ano foi a vez do descomunal Museu do Louvre. O lugar e uma viagem no tempo e no espaco. Uma larga colecao de reliquias do Egito antigo, uma enorme quantidade de esculturas gregas, uma infinidade de pinturas. Seus corredores parecem nao terem fim. E, de certa forma, realmente nao o tem. Mais do mesmo, as grandes atracoes foram a Monalisa, a Venus de Milo e o Codigo de Hamurabi.

No comeco da noite partimos para Montmartre, ate aqui meu lugar preferido. Saimos da estacao de metro de cara para o Moulin Rouge, o que rendeu muitas fotos de frente para o cabare mais famoso do mundo. De sua epoca de auge, muito pouco ou quase nada parece ter restado. Se restringe a uma atracao turistica para poucos, exibindo shows de cancan a preco de ouro. Mas pra quem assistiu o classico com Nicole Kidman e Ewan McGregor por vezes sem fim ja vale a pena ver de longe e lembrar dos classicos cantados do alto do Elefante.

Pelas ruelas de Montmartre, trocada na maternidade com a Lapa e Santa Teresa, ainda residem a boemia e a arte. Por perto do Moulin Rouge, muitos restaurantes aconchegantes, pubs e sex shops. Subindo suas ladeiras, descobrimos lojinhas que vendem de tudo: posteres, souvenirs, chocolate, biscoitos caseiros, quadros... No alto, chegamos a uma pracinha que acolhe, com amor de mae, muitos artistas, que parecem estar la desde sempre. Em seu entrono, muitos restaurantes e bares superfaturados, alem de timidas barraquinhas vendendo muito crepe com Nutella. Paris, alias, cheira a crepe de Nutella com cafe bem quentinho.

Ali de frente, contraste entre o profano e o sagrado, esta a Basilica de Sacre Coeur, que chama a atencao pela sua simplicidade. Montmartre retrata como poucos lugares a condicao humana, a encruzilhada entre o corpo e a alma. A igreja serviu de refugio para aqueles que fugiam da perseguicao dos romanos, na epoca em que a crucificacao era algo corriqueiro. Hoje ela ainda esta la, um refugio para a alma, em meio ao lugar que de tudo oferece ao corpo. Pude sentir muito bem o paralelo existente em meu ser, ao sair das agitadas ruas e ser acolhido pelo atrio silencioso.

Num restaurante ali perto, cercados de pessoas muito amadas, passamos a noite de Ano Novo, em um jantar cheio de alegria e bocejos. No menu, salmon, escargot, vinho branco e mousse de chocolate. Logico, fechando com um cafezinho.

Dessa forma 2011 se despediu, com todas as suas lutas e realizacoes. Agradeco a Deus por tudo o que aprendi, vivi, conquistei e batalhei nesse ultimo ano. A frente, um 2012 convidativo, trazendo mais viagens e casa nova. Feliz Ano Novo!