segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ponto alto

No primeiro dia do ano, comecei realizando um grande sonho: conhecer de perto a Torre Eiffel. Acordamos cedo, ainda mareados pelo dia anterior e tomamos nosso rumo.


A cada passo que davamos, cada trilho percorrido pelo metro, eu lembrava de tudo o que me fez chegar ate aqui: a dedicacao incondicional da minha mae, o amor exacerbado dos meus avos, os conselhos do meu pai. Pensei em como tudo isso era inatingivel para a maioria dos meus queridos e como tive que ralar para conquistar uma viagem como essa. Ao chegar debaixo da Torre, a emocao era uma mistura de alegria, orgulho e gratidao.


Subir ate o ultimo nivel? Mas e logico! Nao faze-lo seria um crime contra mim mesmo e contra eles. La de cima, tivemos uma vista panoramica de Paris, principalmente da Champ de Mars. O frio era cortante, mas Deus enchia o meu coracao de uma emocao que aquecia dos pes ao ultimo fio de cabelo.


Visitamos uma pequena feirinha que acontecia no Jardins du Trocadero, com direito a muitas fotos tendo a Tour Effeil como fundo. Apos comer uma tradicional baguete francesa, partimos para o Jardin de Lexembourg. Ali, um belissimo palacio e arvores se renovando.


Hoje levantamos junto com o Sol parisiense e rumamos na direcao do Musee National du Moyen Age, onde tivemos acesso a uma larga e rara colecao de objetos da Idade das Trevas, como livros, vitrais e esculturas. A tematica religiosa e quase uma regra.


Foi entao a hora de caminhar pela Champs-Elysees na direcao do Arco do Triunfo. No caminho, uma reproducao da chama da Estatua da Liberdade, em cima do tunel onde houve a tragedia que daria fim a vida da Princesa Diana.


Ao adentrarmos na famosa avenida, conhecemos um pouco da ostentacao e do dinheiro que rolam na cidade luz, atraves de muitas lojas de marcas conhecidas, rodeadas de madames carregando bolsas e vagabundos implorando por um trocado. Nao nego que passando pelas vitrines da vontade de comprar tudo, mas meu orcamento limitado so me permitiu uma mochila da Adidas e um fone de ouvido maneirasso na loja da Sony.


Ao final, em homenagem aos soldados mortos em batalhas e as vitorias na Nacao Francesa, se ergue o Arco do Triunfo. De perto, da pra ver o nome de muitos comandantes de tropas e placas homenageando o "Soldado Desconhecido". Este, alias, ainda rende uma labareda bem em frente ao Arco, que nunca de apaga. Ao chegarmos no topo, fomos recebidos por uma chuvinha chata, que logo passou e deu seu lugar a um Sol bem timido. A visao dali de cima e privilegiada, principalmente por render muitas fotos em frente a Torre Eiffel.


Para coroar o segundo dia de 2012, fizemos uma promenade pelo Rio Sena de Bateaux-Mouches, que nos permite comtemplar varios pontos turisticos iluminados, lembrando que estamos na Cidade Luz. A Catedral de Notre Dame e a Torre Eiffel sao especialmente bonitas a noite, mas tambem nao devem deixar de ser visitadas de dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário