sábado, 7 de janeiro de 2012

No meio do caminho tinha uma praia

Se Marseille nos permitiu relaxar, Nice mais ainda. Chegamos na luxuosa cidade da Cote D'Azur na noite do dia 7, exaustos pela combinaçao do passeio durante o dia com a viagem de trem em seu final. So deu tempo de comer um sanduiche no Subway em frente ao hostel e dormir.

Visitar uma cidade fora de temporada tem muitas vantagens e a que Nice nos deu foi o descompromisso. Por ser uma cidade de praia, nessa época do ano fica bem tranquila, deixando o viajante à vontade para deixar o tempo passar suavemente.

Nao estava muito frio, cerca de 15 graus. O sol brilhava querendo queimar a pele e nenhum vento. Ainda assim, o povo andava todo encasacado. Caminhavam no calçadao, sentavam em cadeiras e espreguiçadeiras ou até mesmo na areia. Tudo de camisa e calça.

Botei logo minha bermuda, todo garotao, e fiquei deitado preguiçosamente torrando igual um nugget. O sangue carioca veio à tona e nao aguentamos: demos um rapido mergulho na agua fria do Mediterraneo, correndo logo de volta pro Sol. O som de Planet Hemp e Novos Baianos deram o toque final pra matar as saudades do Rio.

Depois de tomar uma agua com gas, fui dar um rolezinho jovem pela Promenade des Anglais, avenida que beira a orla e que inspirou o planejamento de Copacabana, levado pelo soul de Mayer Hawthorne. Como o frio começou a apertar, voltei pro albergue e, depois de uma lasanha de microondas, fomos a um pub irlandes, encontrar minha querida amiga Stellinha Artois.

Hoje, mais uma viagem, de Nice a Milano. Apesar das 7 horas passadas dentro de 3 trens regionais diferentes, o percurso merece ser feito pela ferrovia, de preferencia durante o dia. A rota segue quase sempre pelo litoral, dando uma visao privilegiada do Mar Mediterraneo pontuada por charmosas cidadezinhas italianas, com suas construçoes irregulares. Do outro lado, contrastam cadeias de verdes montanhas, as mais longinquas salpicadas de gelo no topo. De Genova para ca, a paisagem era um pouco mais bucolica, vastos campos dourados pelo por-do-sol, dos quais sombras de galhos secos se levantavam contra o ceu alaranjado.

Ao chegar em Milano, os votos de boas vindas ficaram por conta de um delicioso spaghetti com frutos do mar, que, alem do leve sabor de maresia, trouxeram um gostinho de saudade dos almoços em familia. Calma, dona Nilze, so mais 21 dias.